Urodinâmica

O exame urodinâmico é aquele que avalia as condições do trato urinário: como está sendo feito o processo produção, transporte, retenção e, por fim, excreção de urina do paciente.

Esse exame é importante para analisar e diagnosticar possíveis problemas, que podem levar à cirurgias, quadro ginecológicos, incontinência urinária, e demais situações que comprometem o sistema urinário.

 

Esse procedimento pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho-DF.

+Agende Seu Procedimento
Como funciona o exame?

Como funciona o exame?

Após a análise do quadro do paciente e conversa para tirar possíveis dúvidas, ocorre a primeira etapa do exame, a urofluxometria livre, onde o paciente oferece a primeira amostra de urina para medição do fluxo urinário. Após essa etapa, uma fina sonda é inserida na uretra, para verificar a pressão no interior da bexiga, e o mesmo é feito no canal retal, para medir a pressão abdominal. Ocorre sem dores, e dura cerca de 1 hora.

info-image
 

Quando devo realizar esse exame?

O exame urodinâmico é indicado, principalmente, em casos de:

  • perda involuntária de urina;
  • vontade súbita de urinar;
  • dificuldades ao urinar;
  • casos de pré-operatório para cirurgias da bexiga e próstata;
  • sensação de esvaziamento incompleto.

+Agende Seu Procedimento

Devo me preparar para o exame?

Devo me preparar para o exame?

A recomendação principal para o exame é estar com a bexiga cheia para realizá-lo. Quando o caso é o de pacientes sofrendo de incontinência urinária, a bexiga pode ser enchida artificialmente. Se o paciente também fizer uso de algum medicamento controlado, deve avisar com antecedência, para a avaliação do médico quanto à suspensão da medicação.

Também são avaliados os casos de pacientes com doenças como diabetes, hipertensão, cirurgias anteriores recentes, neuroses e psicoses, hemofílicos, e outros quadros. Para as pacientes mulheres, as considerações em análise são menstruação, menopausa e abortos.

+Agende Seu Procedimento
Devo me preparar para o exame?
O pós-exame

No geral, o exame não oferece muitas complicações e ocorre sem demais considerações. É comum, logo após a realização do procedimento, ocorrer a disúria e aumento da frequência urinária, que regride cerca de 12 a 48 horas após o exame. Em poucos casos, o paciente pode sofrer de sangramento uretral.

Saiba mais: diferenças entre a urografia excretora e a urodinâmica

O exame urodinâmico faz uma avaliação completa do trabalho da bexiga e seu desempenho em suas funções, além de compreender também toda a musculatura ao redor. Já na urografia excretora, a avaliação é em toda a via urinária – rins, bexiga e uretra – por meio do raio-X.

Agende seu procedimento com o Centro Médico Matsumoto

Realize seu procedimento de Urodinâmica com uma equipe especializada e profissional, no centro clínico referência em Sobradinho-DF e Formosa-GO. Agende no Matsumoto o seu exame.

Nossas Especialidades

Nossas Especialidades
Whatsapp
(61) 3631-1029Formosa