Caro Paciente, para a realização da(o) Videocolonoscopia é necessário seguir as determinações descritas abaixo, para que o resultado seja o mais preciso possível.
DIETA NA VÉSPERA (01 DIA ANTES):
LÍQUIDOS A VONTADE: Chá, sucos coados, café, água de coco, gatorade e água a vontade o dia todo. Se possível a cada 30 minutos. IMPORTANTE SE MANTER HIDRATADO.
CAFÉ DA MANHÃ: 03 Torradas ou 03 biscoitos de água e sal e ovos cozidos com um dos líquidos relacionados acima. NÃO TOMAR LEITE E NÃO COMER PÃO.
ALMOÇO: Arroz branco, peixe ou frango sem molho, macarrão ao alho e óleo, canja de galinha sem legumes. Gelatina pode ser usada como sobremesa. NÃO COMER FEIJÃO E NÃO COMER SALADAS.
JANTAR: 03 Torradas ou 03 biscoitos de água e sal com um dos líquidos relacionados acima.
PROIBIDO: FRUTAS, VERDURAS, LEITE OU DERIVADOS (na véspera e no dia do exame).
SUSPENDER 4 DIAS ANTES DO EXAME O CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS: Alimentos integrais, aveia, chia, linhaça, gergelim, quinoa entre outros grãos e sementes em geral.
MEDICAMENTOS NA VÉSPERA (01 DIA ANTES):
Às 19h: Tomar 01 comprimido de PLASIL OU VONAU FLASH;
Às 19h: Tomar 02 comprimidos de HUMECTOL–D ou DULCOLAX. Caso tenha intestino preso tomar 03 comprimidos;
Às 21h:Diluir 01 frasco de DUPHALAC 200ml em 500 ml de gatorade de limão e iniciar o preparo, tomando 1 copo a cada 10 minutos até acabar. Tomar bastante líquido (claro) após este remédio, cerca de 2 litros. Obs.: É natural e previsto que ocorram episódios de diarréia durante toda a noite. Durante o preparo, fazer limpeza com água e sabão após cada evacuação, para evitar assaduras.
DIETA NO DIA DO EXAME:
NÃO INGERIR NENHUM ALIMENTO SÓLIDO, SOMENTE LÍQUIDOS DE COR CLARA: chás, sucos coados, água, água de coco e gatorade a vontade, se possível a cada 30 minutos. IMPORTANTE SE MANTER HIDRATADO!
Sendo permitido ingerir líquidos até 02 HORAS ANTES DO EXAME, após este período oJEJUM É ABSOLUTO, inclusive de água.
ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E DAS MEDICAÇÕES:
DR. FÁBIO BUÍSSA só realiza este exame com suporte do médico anestesista;
PACIENTES CONSTIPADOS (COM TRÂNSITO INTESTINAL MAIOR QUE 3/3 DIAS), BARIATRICOS E CHAGÁSICOS: Tomar 02 comprimidos de laxante 1 vez ao dia durante 5 dias antes do exame.
IMPORTANTE ressaltar que, caso apresente na véspera do exame sintomas gripais como coriza, tosse, febre e espirros, remarcar o exame para 4 semanas após a melhora.
PESO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME: 170kg, acima disso, realização em centro cirúrgico.
Medicamentos para HIPERTENSÃO (Pressão alta) e ANTICONVULSIVANTES devem ser tomados com água o mais cedo possível. Quem usa “bombinha” para asma deverá usar normalmente. Outros medicamentos somente após o exame.
É NECESSÁRIO QUE O PACIENTE ESTEJA ACOMPANHADO POR UM ADULTO e que o mesmo esteja ciente de todas as informações contidas no termo de consentimento e possíveis cobranças adicionais descritas no mesmo, além de permanecer na clínica durante toda a realização do exame do paciente. Um acompanhante por paciente.
O PACIENTE NÃO DEVE TRAZER OU USAR OBJETOS DE VALOR TAIS COMO: dinheiro, carteiras, bolsas, brincos, pulseiras, relógios, piercing e etc. Caso traga, deverá deixar com seu acompanhante. Não usar: tamancos, sapatos de salto alto, batom e esmalte escuro.
USAR ROUPAS LEVES, DE PREFERÊNCIA: Mulheres: vestidos e chinelos e Homens: Bermuda e chinelos. O CENTRO MÉDICO MATSUMOTO não se responsabiliza por perda ou extravio de objetos.
ATENÇÃO: Proibido entrar em salas de exames e procedimentos portando arma de fogo. Mais prudente deixar em casa.
TRAZER OS EXAMES RECENTES: cardiológicos, exames de sangue, nomes de todos os medicamentos em uso e exames de imagem recentes (RX, Ressonâncias, tomografias, Clister Opaco, endoscopia e colonoscopia).
Não será fornecido ATESTADO MÉDICO para acompanhante, somente ATESTADO DE COMPARECIMENTO.
Chegar com 15 minutos de antecedência.
MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS COM CONCORDÂNCIA DO SEU MÉDICO:
SUSPENDER SOMENTE NO DIA DO EXAME:
METFORMINA (Glifage);
PIOGLITAZONA (Stanglit);
GLIBENCLAMIDA (Daonil/Glionil).
SUSPENDER 1 DIA ANTES DO EXAME:
ALOGLIPTINA (Nesina);
ENOXAPARINA (Clexane/Versa/Heparinox/Cutenox);
NADROPARINA(Fraxiparine).
SUSPENDER 2 DIAS ANTES DO EXAME:
ABCIXIMABE (Reopro) - Se você tiver doença renal, deverá suspender esse medicamento 5 dias antes;
CILOSTAZOL (Vasogard);
DIPIRIDAMOL (Persantin);
RIVAROXABANA (Xarelto);
APIXABANA (Eliquis);
DAGIGATRANA (Pradaxa);
FONDAPARINUX (Arixtra);
SAVAYSA (Endoxaban).
SUSPENDER 3 DIAS ANTES DO EXAME:
LIRAGLUTIDA/DEGLUDECA (Victoza/Saxenda/Xultophy)
DAPAGLIFLOZINA (Forxiga/Xigduo)
EMPAGLIFLOZINA (Jardiance/Glyxambi)
SUSPENDER 7 DIAS ANTES DO EXAME:
AAS (Aspirina/Bufferin/Somalgin/Salicetil);
VARFARINA (Marevan/Coumadin/Marfarin/Warfarin);
FEMPROCUMONA (Marcu-Mar);
TIROFIBANA (Agrastat);
TICAGRELOR (Brilinta/Tiag/Coaly);
GINKOBILOBA;
CLOPIDOGREL (Plavix/Clopipax/Plaq/Clopin/Cuore/Iscover);
PRASUGREL (Effient);
SUSPENDER 10 DIAS ANTES DO EXAME:
DULAGLUTIDA (Trulicity);
SEMAGLUTIDA (Ozempic)
SUSPENDER 15 DIAS ANTES DO EXAME:
TICLOPIDINA (Ticlid/Plavasc/Plaketar).