P-300

No Centro Médico Matsumoto, oferecemos uma grande quantidade  de exames e procedimentos e exames para você, incluindo exames auditivos ou relacionados ao ouvido. O P-300 é um desses exames.

O P300, ou o Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é um exame realizado para auxiliar na análise do processamento auditivo central.

 

Esse exame pode ser encontrado nas unidade de Sobradinho - DF e Formosa - GO.

+Agende Seu Exame
Mas o que é processamento auditivo central?

Mas o que é processamento auditivo central?

Também conhecido como PAC, esse processamento refere-se ao conjunto de habilidades auditivas realizadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC) que interpreta informações que chegam por meio da audição.

info-image
 

Antes de continuar, vamos entender melhor os três componentes do sistema auditivo e quais as suas funções:

  • Componente condutivo: é composto pela orelha externa e orelha média. Juntas elas têm a função de conduzir o som captado no meio externo (aéreo) para o meio interno (líquido). Além disso, protegem a cóclea de sons muito fortes que poderiam causar danos;
  • Componente sensorial: constituído pela cóclea, que tem como função transformar um impulso sonoro em um impulso elétrico. É por meio da cóclea que as informações sensoriais são transmitidas até o córtex;
  • Componente neural: é aqui que se recebe, analisa e programa-se uma resposta. Esse componente só é completamente ‘terminado’ depois que o bebê nasce, pois, a partir do nascimento que ele começa a ter experiências sonoras;

+Agende Seu Exame

O exame avalia esses processos ocorridos no córtex cerebral relacionados à cognição, memória e atenção auditiva.

+Agende Seu Exame

Para quem ele é indicado?

Esse exame geralmente é indicado para pacientes que apresentem suspeitas de lesão auditiva central. Quem está com essa lesão pode ter dificuldades de entender a informação auditiva, apresentar atrasos de linguagem, hiperatividade, déficit de atenção ou de aprendizagem.

Além disso ele é indicado também para prevenir ou diagnosticar precocemente possíveis alterações neurológicas.

Como o P-300 é feito?

O procedimento é realizado através de eletrodos posicionados na superfície do crânio. Durante o processo o paciente é exposto a dois estímulos acústicos em diferentes frequências: um permanece presente durante todo o exame e o outro é intermitente e raro. Estes estímulos devem ser identificados explicados ao médico no fim do teste.

Se o paciente apresentar atrasos ou ausência aos estímulos pode ser que realmente haja um distúrbio no processamento auditivo central, devendo ser observado e tratado com acompanhamento médico. Venha realizar seu exame conosco! Estamos localizados em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal e em Formosa, Goiás.

Para quem ele é indicado?

Nossas Especialidades

Nossas Especialidades

(61) 3631-1029Formosa