Oftalmopediatria

A oftalmopediatria tem como foco identificar e tratar problemas oftalmológicos nas crianças. Desde os primeiros meses de vida do bebê, podem surgir doenças oculares que requerem cuidados, como miopia e estrabismo.  

Durante o período pré-escola e escolar, também é comum que esses problemas atrapalhem o desenvolvimento infantil. Por isso, o acompanhamento de um oftalmo pediatra é essencial na vida da criança. 

Essa especialidade pode ser encontrada na unidade de Sobradinho-DF.

+Agende sua consulta

Teste do olhinho

Um dos primeiros exames oftalmológicos realizados no bebê recebeu o nome de teste do olhinho, feito nas primeiras 48h de vida para avaliar o desenvolvimento da visão. Por meio deste teste é possível detectar doenças mais graves, como a catarata congênita e o glaucoma. Segundo o Conselho Brasileiro de de Oftalmologia, cerca de 40% das crianças que sofrem de cegueira poderiam ter suas causas evitadas caso tivessem recebido o tratamento adequado.

info-image
 

A importância da avaliação observacional

Durante os primeiros anos de vida, é aconselhado que os responsáveis estejam atentos e avaliem o comportamento da criança para saber quando é necessário levá-la ao oftalmopediatra. Isso porque as crianças, em sua grande maioria, não costumam reclamar de problemas oculares ou tendem a "compensar" o problema de um olho forçando o outro. Por isso, para que o desenvolvimento da criança ocorra de maneira correta, é necessário o acompanhamento familiar próximo e, caso surja algum sintoma, a intervenção de um especialista.

+Agende sua consulta

Doenças mais comuns

Doenças mais comuns

Conheça os problemas mais comuns que afetam as crianças: 

  • Ametropia;

  • Glaucoma congênito;

  • Catarata congênita;

  • Estrabismo;

  • Miopia;

  • Ambliopia;

  • Retinoblastoma;

  • Conjuntivite. 

+Agende sua consulta
Doenças mais comuns
Como é a consulta?

Enquanto a criança ainda não sabe se comunicar, os especialistas realizam testes motores, para avaliar a capacidade de agarrar, desviar ou acompanhar objetos. Após os 4 anos, os exames com o uso de letras, números e imagens começam a ser realizados. 

A periodicidade das consultas

É recomendado o acompanhamento de 6 em 6 meses até que a criança complete 2 anos, e então as consultas serão anuais até os 10 anos de idade. Para adultos, o tempo varia entre 1 e 2 anos, dependendo da necessidade de cada paciente.

Agende sua consulta com o Centro Médico Matsumoto

Cuide da visão de quem você ama desde a infância e previna doenças mais complexas.

Whatsapp
(61) 3631-1029Formosa