Obstetrícia

A obstetrícia é a especialidade da Medicina que trata da saúde da mulher durante a gravidez, no parto e nos primeiros meses após o parto, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

Os profissionais desta área são capacitados para identificar doenças e possíveis complicações durante esse período, podendo interferir a tempo.

 

Essa especialidade pode ser encontrada somente na unidade de Sobradinho-DF.

+Agende sua consulta

Planejamento da gravidez

O ideal é procurar um obstetra ainda no planejamento da gravidez, podendo tirar dúvidas e pedir exames necessários para garantir um processo saudável e bem sucedido. Além disso, o médico pode indicar suplementos, vacinas e cuidados com a saúde mental. O período da gravidez é delicado, por isso requer um acompanhamento completo para reduzir os impactos na vida da futura mãe.

info-image
 

Pré-natal

Após a confirmação da gravidez, inicia-se a assistência pré-natal, que geralmente ocorre mensalmente até o oitavo mês da gestação e depois passa a ser semanal até o nascimento do bebê. Veja alguns dos exames comuns neste período e quando são realizados: 

1º trimestre da gestação:

  • Papanicolau;

  • Exame de sangue;

  • Ultrassom.

2º trimestre da gestação:

  • Exame de sangue e urina;

  • Ultrassom obstétrico morfológico.

3º trimestre da gestação:

  • Exame de sangue e urina;

  • Ultrassom;

  • Monitoramento do líquido amniótico e da placenta.

É importante destacar que podem surgir outros exames em caso de complicações ou se a gravidez for de alto-risco. 

+Agende sua consulta

Parto

Parto

O tipo de parto (normal ou cesárea), vai depender da vontade da mãe e das condições de saúde durante o pré-natal, podendo variar inclusive durante o parto. 

Em qualquer uma das opções, no entanto, é preciso realizar o exame chamado cardiotocografia, onde o obstetra analisa a saúde da mãe e do bebê.

+Agende sua consulta
Parto
Pós-parto (puerpério)

Chamado de puerpério, o período após o parto requer extrema atenção. Nos primeiros 60 dias ocorrem mudanças significativas no corpo e no psicológico da recém mamãe, que podem também impactar o bebê. É recomendado o retorno ao obstetra em no máximo 30 dias após o parto, para ser avaliada a saúde da mãe e do bebê. O acompanhamento de maior importância nesse momento é o da amamentação, continue o texto para saber mais.

Amamentação

A amamentação é a adaptação mais importante após o parto. Essencial para a saúde do bebê, o leite materno previne doenças e fortalece a arcada dentária, além de reduzir as chances de câncer de mama.

Para além dos benefícios contra patologias, há também os benefícios psicológicos do contato entre mãe e bebê. Todos esses pontos são reforçados pelo obstetra durante as consultas, que tem o importante papel de orientar a família e examinar a mama. 

Caso o bebê não possa sugar diretamente da mama, também fica a cargo do obstetra ensinar a ordenha e como armazenar o leite, mantendo a lactação.  

Agende sua consulta com o Centro Médico Matsumoto

Receba o tratamento adequado durante a gestação, parto e período de amamentação.

Whatsapp
(61) 3631-1029Formosa