Existem dois tipos de mamografia, a convencional e a digital, ambas são de suma importância na detecção de nódulos ou cistos mamários e, consequentemente, auxiliam na detecção precoce do câncer de mama. Contudo, a mamografia digital, que ainda consiste no exame de raio-X, resulta dos avanços tecnológicos atuais e, em vista disso, permite uma estudo mais aprofundado em relação às estruturas mamárias, apresentando uma resolução mais próxima da realidade. O Centro Médico Matsumoto, localizado na Quadra 05 CL 01 Loja 1-4 em Sobradinho, dispõe de profissionais altamente qualificados para a realização de uma mamografia digital.
Esse exame pode ser encontrado somente na unidade de Sobradinho - DF.
Este exame radiológico consiste na avaliação das mamas da paciente, com o auxílio do aparelho de raio-X denominado de mamógrafo, para um diagnóstico por imagens do que pode vir a ser nódulos, lesões, cistos ou até mesmo o início de um câncer de mama. As imagens produzidas são de altíssima qualidade e resolução, o que em si, ajuda o médico ao analisar os detalhes do tecido mamário da paciente.
A mamografia, provavelmente o exame mais eficaz na detecção do câncer de mama ainda no estágio inicial, é realizada com o auxílio de um mamógrafo. A paciente será direcionada para perto da máquina, onde deverá ficar em pé o mais próximo possível do equipamento, que irá comprimir com suas placas de acrílico, uma a uma, as mamas da paciente de forma horizontal e vertical. Não é incomum que as mulheres reclamem deste exame, alegando ser incômodo e desconfortável.
+Agende Seu ExameO exame convencional não é indicado àquelas mulheres que possuem seios muito firmes ou grandes, pois, há chances do profissional não conseguir detectar a presença de possíveis nódulos malignos. Além disso, a mamografia convencional é armazenada em uma espécie de filme após a exposição da mama ao raio-X, isto por si só requer que seu conteúdo seja cuidadosamente guardado e manuseado para que não ocorra alterações e a paciente tenha de refazer o exame.
Já na mamografia digital o aparelho no qual a paciente tem sua mama comprimida transforma o resultado do raio-X em um sinal elétrico que transfere, digitalmente, as imagens para um computador. À vista disso, os diagnósticos são mais confiáveis do que o método convencional, considerando que não existe a possibilidade de alteração da imagem por conta do manuseio humano e a resolução das imagens é de alta qualidade, o que viabiliza uma melhor observação dos tecidos mamários em seus pequenos detalhes. Além do mais, a mamografia digital é um procedimento muito mais rápido e que inflige menos desconforto as pacientes.
+Agende Seu ExameApesar de a população feminina ser a mais comum de se observar realizando o exame de mamografia digital, especialmente quando se lembra que as mulheres possuem maior incidência de câncer de mama, isso não significa que os homens devam se abster totalmente. Este procedimento é indicado tanto para os homens quanto para as mulheres.
A primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos, idade essa considerada como mínima para a maioria dos especialistas. Entretanto, caso a paciente possua em seu histórico familiar parentes de primeiro grau que tenham sido acometidas pelo câncer de mama antes dos 50 anos, parentes de primeiro grau com câncer bilateral, parentes de primeiro grau com câncer de ovário ou com lesão mamária proliferativa é importante que a paciente busque realizar a mamografia digital o quanto antes para se precaver.
Após os 40 anos as mulheres devem procurar fazer o exame de mamografia de modo anual. Aos homens, é recomendado que efetuem periodicamente o autoexame e, caso encontrem algo suspeito, procurem por um profissional especializado.
Não! A mamografia digital é o exame que melhor identifica a presença do câncer de mama, mas este procedimento também é eficaz para:
Para que as imagens da mamografia digital possuam melhor resolução são recomendadas às pacientes que não utilizem cremes, talcos ou desodorantes na região da mama ou da axila, pois pode interferir no diagnóstico. Além disso, a paciente deve se atentar para não marcar o exame logo após seu período menstrual, já que as mamas se encontram sensíveis.