O que é oncologia? Saiba tudo sobre a área

O que é oncologia? Saiba tudo sobre a área

A área de oncologia é a responsável por diagnosticar, direcionar e coordenar o tratamento de câncer. Devido a sua complexidade, a oncologia precisa coordenar o esforço de uma equipe de profissionais de várias especialidades para combater a doença e os efeitos colaterais dos tratamentos.

 

A ciência médica conhecida como oncologia é especializada no estudo dos tumores desenvolvidos no corpo humano. Por ser uma área complexa há muitas dúvidas sobre como funciona o trabalho dessa especialidade.

 

Neste artigo esclarecemos para você, o que é oncologia. Acompanhe até o final e saiba tudo sobre a área. Boa leitura!

 

O que é o câncer?

 

Um conjunto superior a 200 doenças recebem o título de câncer, este termo genérico se aplica a anomalias que começam com a multiplicação de células de maneira anormal em áreas do organismo, conhecido também pelo termo neoplasia.

 

O câncer é uma grande preocupação para as autoridades de saúde e a sociedade em geral, sendo o responsável pela morte de 9,6 milhões de pessoas no mundo em 2018, ou seja, segundo principal causador de óbitos neste período, de acordo com informações da Organização Pan-americana de saúde.

 

Neoplasia maligna e benigna: qual a diferença?

 

A neoplasia benigna possui um crescimento celular organizado, em geral, é lento, além de possuir limites bem definidos, alguns exemplos são os lipomas e miomas, que são em quase sua totalidade inofensivos à saúde.

 

Por outro lado, o câncer que é a neoplasia maligna ou tumor maligno, possui o crescimento das células desordenado e em vários casos pode ser bastante agressivo, invadindo tecidos e órgãos vizinhos.

 

O especialista: Oncologista

 

A área médica que cuida do tratamento de câncer é coordenada pelo médico oncologista.

 

Este médico se especializou no tratamento de câncer, logo faz a abordagem do caso, prescreve os tratamentos, e coordena o esforço de outras áreas na cura da doença.

 

A necessidade de um especialista para a abordagem ao câncer se faz necessário devida a complexidade dos sistemas de tratamentos de tumores malignos, como:

  • Terapia biológica;

  • Hormonioterapias;

  • Radioterapia;

  • Quimioterapia;

 

Entre outros, além dos tratamentos para o câncer é preciso um esforço para minimizar os efeitos colaterais ao organismo.

 

As principais áreas de atuação do oncologista

 

Ainda na área de oncologia há divisões de especialidades, sendo as principais:

 

  • Oncologia clínica: nesta área os esforços são direcionados para a execução de tratamentos sistemáticos, diagnóstico e acompanhamento do paciente.

 

  • Oncologia cirúrgica: na oncologia há também a especialidade cirúrgica, este profissional cuida da retirada de tumores e dos tecidos afetados por ele, além de fazer biópsias para auxiliar no diagnóstico do câncer.

 

  • Radio-oncologista: O especialista oncológico em radiação trabalha visando a eliminação ou redução da progressão do tumor, isso é feito a partir da destruição das células anormais com o cuidado de não causar danos aos tecidos saudáveis adjacentes.

 

O trabalho multiprofissional na oncologia

 

A evolução na medicina é constante, e isso se aplica também a oncologia, com o surgimento de novas especialidades e técnicas de tratamentos, existem inclusive oncologistas especializados em um grupo de câncer ou naqueles que acometem uma área específica do corpo, como o sangue, trato digestivo e sistema nervoso, por exemplo.

 

Além disso, há ainda a necessidade do esforço coordenado de outras especialidades da área de saúde como psiquiatria, fisioterapia e nutrição entre diversos outros profissionais para ter sucesso no tratamento de câncer.

 

 Oncologia e cancerologia: qual a diferença?

 

A área de oncologia no Brasil também é conhecida como cancerologia, mas, apesar da mudança de nomenclatura, ambas são a mesma especialidade médica.

 

Tratamento oncológico: objetivos

 

Para o sucesso do tratamento oncológico é necessária uma abordagem individualizada que considere a capacidade do organismo do paciente, suas necessidades e as possibilidades de tratamento disponíveis.

 

Sendo assim, é necessário elaborar um tratamento visando objetivos específicos, os mais comuns:

 

  • A cura: sempre visto como o objetivo principal, mesmo em casos em que as probabilidades de cura são mínimas, ainda será a meta, sempre observando as possibilidades terapêuticas possíveis.

 

  • Remissão do câncer: quando a cura é remota, o segundo objetivo do tratamento oncológico deve ser a remissão, que visa reduzir o impacto do câncer na rotina de vida, controlando a doença e auxiliando o paciente a conviver com o diagnóstico pelo máximo de tempo possível.

 

  • Tratamento paliativo: neste caso, quando esgotadas todas as possibilidades de remissão, o objetivo será garantir a melhor qualidade de vida possível para o paciente e familiares, aliviando o sofrimento e tratando os efeitos físicos e psicológicos da doença.

 

A oncologia e o auxílio na prevenção do câncer

 

Em geral, a procura pela área de oncologia se dá principalmente após o diagnóstico, porém ir ao oncologista é uma boa escolha para a prevenção de câncer e diagnóstico precoce.

 

O oncologista pode indicar exames preventivos, verificar histórico familiar e orientar na modificação de hábitos e fatores ambientais de risco.

 

Além disso, a procura pela área de oncologia visando a prevenção é importante para o diagnóstico precoce, aumentando a possibilidade de cura com tratamentos menos agressivos.

 

Priorize sua saúde

 

Procure um centro médico que ofereça equipes multiprofissionais e com uma área oncológica consolidada, agende uma consulta clínica com o oncologista para receber orientações e assim prevenir o câncer.

 

A equipe do Centro Médico Matsumoto é formada por profissionais capacitados que visam o tratamento personalizado, diagnóstico e tratamento eficiente. Previna-se e priorize o melhor para a sua qualidade de vida entre em contato conosco e saiba mais!

Entre em contato conosco

Estamos sempre pronto para melhor atender

+ =


(61) 3631-1029Formosa