Novembro Azul: Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Próstata

Com a intenção de conscientizar a população masculina em relação às inúmeras doenças existente e que afetam, principalmente, os homens, a Movember Foundation, movimento originado na Austrália a partir de 2003, espalhou pelo mundo uma campanha cuja mensagem principal é um alerta aos preconceitos e tabus machistas que acabam ocasionando riscos à saúde do homem.

O Brasil passou a integrar esse movimento em meados de 2008 quando, com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), adotou a campanha que hoje ajuda a reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico das mais variadas doenças, sendo a mais comum entre os homens brasileiros – o câncer de próstata. A ideia de tornar o homem mais consciente para com seu próprio corpo foi denominada de novembro azul.

Câncer de próstata, uma doença silenciosa e sem sintomas!

O aparelho reprodutor masculino pode vir a ser acometido por uma disfunção sexual em qualquer fase da vida do homem, sendo o câncer de próstata a mais grave dentre todas as doenças. A controvérsia deste câncer jaz no desconhecimento dos fatores que causam ou desencadeiam está enfermidade na próstata. À vista disso, torna-se praticamente impossível impedir o desenvolvimento do câncer de próstata na maior porcentagem dos casos. Ainda, a não ser que o paciente realize o exame preventivo, o câncer só será detectado quando estiver em um estágio bem avançado, pois, em seu período inicial não há a aparição de quaisquer sintomas.

Então... O que seria o câncer de próstata?

O câncer de próstata consiste na transformação e multiplicação desordenada das células que se fazem presentes na próstata. A proliferação de modo anormal destas células permite que elas consigam desenvolver a capacidade de invadir a glândula prostática, originando o denominado tumor. Há casos em que essas células conseguem perpassar pelos tecidos do aparelho reprodutor masculino, proliferando tumores pelos demais órgãos do corpo humano. O grande perigo está no fato deste câncer conseguir permanecer assintomático por muitos anos.

Esse negócio de câncer é sério mesmo?

Claro, cidadão! Você acredita que mais de 87% da população masculina brasileira tem se deixado influenciar pelo preconceito machista de que homem não precisa de checkup, médico ou hospital. E, como consequência, 95% dos casos de câncer de próstata que são diagnosticados já se encontram em um estágio por demais avançado, o que dificulta muito as possibilidades de cura?

Eita! E o que eu posso fazer para me precaver desta doença?

A prevenção do câncer de próstata é uma questão relativamente simples, acredite! Sabe o que envolve? Uma mudança de atitude por parte dos homens em relação à realização de exames preventivos e checkups anuais! Não se deixe influenciar por um preconceito retrógrado! Se você já completou 45 anos de idade, é preferível o cumprimento de exames anuais, considerando-se que esta faixa etária se encontra mais suscetível ao câncer.

Ah! Mas eu sou jovem! Não preciso me preocupar com essas coisas!

Não se deixe iludir pela juventude! Fatores biológicos não podem ser controlados nem pela idade nem pela vontade. Mantenha sempre em mente que a prevenção precoce do câncer de próstata é a melhor alternativa para uma potencialização do tratamento! Vivemos em uma época onde a informação é maior poder de todos. Depois de tudo isso que você leu, ainda vai se deixar influenciar por um preconceito bobo? Não existe saúde que valha isso! O Centro Médico Matsumoto está preparado para cuidar da sua saúde, está esperando o que para agendar uma consulta e fazer a sua parte?

Whatsapp
(61) 3631-1029Formosa