Início / Tratamento para obesidade: o papel da endocrinologia
Entenda porque no tratamento da obesidade, mesmo com hábitos saudáveis, perder peso pode ser difícil e precisa de ajuda médica: o endocrinologista.

A obesidade é uma questão de saúde pública que está ganhando a atenção das autoridades e da população, isso devido a suas consequências a longo prazo no corpo de quem sofre com o problema, além do seu forte impacto nos sistemas de saúde.

 

No Brasil, com a expansão dos centros urbanos e a mudança no comportamento social, o índice da população diagnosticada com obesidade é alarmante.

 

Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, em 2019 o sobrepeso já atingia 56,5% da população brasileira e a obesidade estava estimada pela OMS em 22,1% no país, e com uma projeção de aumento em grande escala.

 

Por isso, a população é bombardeada com campanhas de conscientização sobre o consumo de uma alimentação mais balanceada e a prática de exercícios físicos, mas mesmo com a adoção de hábitos saudáveis a perda de peso pode ser difícil, é aí entra o trabalho dos profissionais de saúde, entre eles o endocrinologista.
 

O que é a obesidade?

 

A obesidade é uma comorbidade que vem ganhando contornos de epidemia nas sociedades modernas.

 

Devido ao aumento do consumo energético das populações, aliada ao avanço do sedentarismo e da expansão das redes de empresas que fornecem alimentos com alto valor energético e baixo valor nutricional: conhecidas como fast food.

 

A obesidade possui múltiplos fatores em sua origem que variam entre os indivíduos, por isso uma pessoa com obesidade de qualquer grau, deve receber o diagnóstico e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

 

Além do possível valor genético, questões psicológicas, e até ambientais podem estar influenciando no ganho anormal de peso.

 

A obesidade não diz respeito somente ao acúmulo de gordura corporal, mas também sobre a sua associação a outras doenças e ao sedentarismo que podem levar uma pessoa a desenvolver problemas crônicos de saúde.

 

A obesidade afeta o corpo na totalidade, causando problemas como:

 

  • Dificuldade de se movimentar livremente;

 

  • problemas dermatológicos causados pela dificuldade da pele respirar na região das dobras;

 

  • doenças de circulação sanguínea como varizes e tromboses;

 

  • sobrecarga das articulações e degeneração óssea.

 

Diagnóstico e tratamento
 

 

O diagnóstico da obesidade é feito usando vários métodos que podem variar  de tomografias computadorizadas até o mais aceito e amplamente usado: o cálculo do IMC, índice de massa corporal. Além da aferição da circunferência abdominal e das dobras cutâneas, para mensurar o risco de doenças crônicas.

 

Algumas das doenças que podem vir como consequência da obesidade são:

 

  • Hipertensão arterial;

 

  • doenças vasculares;

 

  • diabete;

 

  • osteoartrite; 

 

  • distúrbios lipídicos;

 

  • colesterol alto;

 

  • infertilidade; 

 

  • intolerância à glicose;

 

  • dermatites.

 

Além disso, existem diversos outros problemas de saúde que podem inclusive se agravar, culminando no surgimento de neoplasias malignas, que se tornam ainda mais difíceis de tratar devido à condição fragilizada do organismo.

 

O tratamento da obesidade começa por uma mudança comportamental com a adoção de uma alimentação saudável com menor ingestão calórica e o aumento da atividade física.

 

Isso pode ser muito difícil para alguém que sofre com obesidade, principalmente se tiver como causa primária questões psicológicas ou genéticas.

 

Por isso, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar na orientação e tratamento é muito importante e tudo deve começar pelo encaminhamento ao especialista em  endocrinologia.  

Endocrinologia no tratamento da obesidade

O endocrinologista tem um papel fundamental no tratamento da obesidade. A especialidade trata e diagnostica disfunções orgânicas causadas por problemas hormonais, metabólicos e desequilíbrios nas glândulas endócrinas.  

 

Sendo então essencial no cuidado desde obesos mórbidos até atletas de alta performance.

 

Seu papel no tratamento da obesidade é de verificar as possíveis causas físicas que levaram ao ganho de peso, como: 

 

  • Problemas na síntese do hormônio do crescimento;
     

  • ovários policísticos;
     

  • problemas na tireoide; 
     

  • problemas no pâncreas;
     

  • distúrbios na puberdade, menopausa ou andropausa;
     

  • diabete; 
     

  • hipertensão.

 

Entre outros diversos problemas que aliados a uma dieta desequilibrada, falta de exercícios ou problemas psicológicos podem estar agravando o quadro de obesidade do paciente. Além disso, ele pode orientar as demais especialidades, como nutricionistas, por exemplo, no melhor caminho para melhorar a perda de peso do paciente.

 

O endocrinologista, consegue verificar os possíveis riscos de comorbidades e a melhor maneira de tratar as preexistentes em paralelo à perda de peso.
 

Quando procurar um Endocrinologista?
 

Apesar de ser uma especialidade ligada aos problemas hormonais, consultar com um endocrinologista é importante para garantir que todas as funções corporais estão saudáveis.

 

Por vezes, não percebemos a ação hormonal, mas, elas influenciam em diversos processos do nosso corpo como: digestão e absorção de nutrientes, desempenho sexual, sono, atividade cerebral  e no acúmulo de massa corporal. 

 

Por isso, ao fazer  seu check up não se esqueça de visitar o endocrinologista para evitar que um problema hormonal piore condições ou se tornem comorbidades no futuro.

 

Se você está com sobrepeso ou já recebeu o diagnóstico de obesidade, mas tem dificuldade de perder peso, a visita ao endocrinologista  é fundamental para a orientação do programa de tratamento correto.

 

Os melhores endocrinologistas de Brasília estão no Centro Médico Matsumoto. Agende uma avaliação agora mesmo.

Compartilhe

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail

Sobradinho

(61) 34871029

Formosa

(61) 36311029

Mande seu pedido por e-mail